terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Estudo de iluminação solar no ADT - Parte VII

Se você quiser salvar individualmente cada quadro para analisar o estudo com maior controle faça o seguinte:

Na seção Render Output, clique no botão Files..., digite um nome para o arquivo de animação que salvaremos no disco como, por exemplo, estudo-solar, e selecione na lista Salvar Como o tipo de arquivo .BMP e renderize a cena. O VIZ Render irá acrescentar um número ao nome do arquivo para separar os quadros como, por exemplo, estudo-solar0010.bmp, estudo-solar0020.bmp, estudo-solar0030.bmp e assim por diante.

Para você experimentar... Crie uma câmera no quadro 0/100, tecle N para ativar o Animate, leve o botão slider até a posição 80/100, posicione a câmera em uma nova posição, selecione a vista desta câmera, tecle F10 para abrir a caixa de diálogo Render Scene, siga os procedimentos acima para gerar um AVI destes 80 quadros e você terá uma animação da tua cena, a partir da vista da câmera que se desloca entre os quadro 0 e 80.

* Antônio Fontenele é arquiteto, consultor e ensina ADT através do site CADKlein. E-mail: projeto@antoniofontenele.arq.br

Estudo de iluminação solar no ADT - Parte VI

14. Na seção Render Options, ative a opção Compute Radiosity when Required.

15. Clique no botão Render, aguarde a geração de toda animação. Em um computador Pentium 4 3.2 Ghz Hyperthread com 1 GB RAM, em resolução de 640 x 480, cada quadro demora em média 29 segundos para ser gerado. Neste caso, o tempo total para gerar os 7 quadros é estimado em 3,5 minutos.

Localize a pasta onde salvou a animação e clique duas vezes no arquivo AVI para ver o resultado. De preferência, escolha algum “player” de mídia que permita que você rode a animação quadro-a-quadro. Se você quiser gerar toda a animação, na seção Time Output ative a opção Range e digite como quadro inicial 0 e como quadro final 80 e gere nova animação clicando no botão Render. Neste caso, com a configuração de computador acima, a animação demoraria 40 minutos para ficar pronta! Se considerarmos uma proporção de reprodução de 15 quadros por segundo teremos uma animação de apenas 6 segundos de duração! A indústria de cinema possui verdadeiras “fazendas” de computadores de alta performance, interligados em rede, para gerar um filme como Toy Story, Ants, Final Fantasy, The Incredibles, Shrek, Cars, Finding Nemo, Ice Age, entre outros.

Para obter performance e acelerar o rendering, a melhor configuração de computador é um Dual-Intel Xeon 5060 (dois processadores) com 4 GB RAM. Um micro deste custa em média uns R$ 9.500,00 (ou US$ 4,290.00).

Estudo de iluminação solar no ADT - Parte V

10. Agora, vá novamente para o painel Modify e mude a hora para 20h00, ou seja, duas horas depois da nossa hora final desejada que é 18h00. Os pequenos botões para cima/para baixo do tempo serão envolvidos por molduras vermelhas indicando que ali foi criado um ponto-chave de animação conhecido tecnicamente como Keyframe. Assim, o VIZ Render irá calcular automaticamente todas as posições do Sol entre as 04h00 e às 20h00 do dia 25 de dezembro de 2006 e distribuir estas posições em 80 quadros de animação. Como a luz do sol varia de cor e intensidade ao longo do dia, o VIZ Render irá calcular a radiosidade para cada quadro de animação. Isto pode tornar o nosso estudo lento para ser calculado e montado. Assim, vamos apenas selecionar alguns quadros dos 80 inicialmente definidos.

Figura 8 http://www.antoniofontenele.arq.br/adtsolar/figura08.jpg

11. Abra a caixa de diálogo Render teclando F10.

12. Na seção Time Output, digite na caixa de texto Frames 10,20,30,40,50,60,70. Assim criaremos apenas 7 quadros.

Figura 9 http://www.antoniofontenele.arq.br/adtsolar/figura09.jpg

13. Na seção Render Output, clique no botão Files..., digite um nome para o arquivo de animção que salvaremos no disco como, por exemplo, estudo-solar, e selecione na lista Salvar Como o tipo de arquivo .AVI e clique no botão Salvar. O programa irá pergunta que tipo de compressor de imagem você deseja utilizar. Selecione a opção Indeo video 5.10 com qualidade = 85, ou qualquer opção da Intel Indeo pois este tipo de compressão de animação é padrão e pode ser vista em qualquer computador.

Figura 10 http://www.antoniofontenele.arq.br/adtsolar/figura10.jpg

Figura 11 http://www.antoniofontenele.arq.br/adtsolar/figura11.jpg

Estudo de iluminação solar no ADT - Parte IV

Para localizar a latitude e longitude de uma cidade brasileira, visite o site:

Latitudes e Longitudes Brasileiras http://www.aondefica.com/lat_3_.asp

selecione o estado brasileiro e na tela seguinte selecione a cidade na lista, clicando no botão OK. Depois temos que converter a latitude e a longitude de graus, minutos e segundos para o sistema decimal utilizado no VIZ Render. Por exemplo, utilize a calculadora do Windows para fazer os seguintes cálculos:

Estado: Santa Catarina - Cidade: Itajaí
Latitude: 26º 54' 28" S e Longitude: 48º 39' 43" W

Primeiro, a Latitude: Divida 28” / 60” = 0,4667' e some o resultado com 54' = 54,4667'
Divida 54,4667' / 60' = 0,9077 e some o resultado com 26º = 26,9077 S
Nossa Latitude será = - 26,9077 (negativo, pois estamos no hemisfério sul do planeta)

Agora, a Longitude: Divida 43” / 60” = 0,7167' e some o resultado com 39' = 39,7167'
Divida 39,7167' / 60' = 0,1194º e some o resultado com 48º = 48,1194 W
Nossa Longitude será = 48,1194

É só digitar estes valores nas caixas de texto Latitude e Longitude e digitar na caixa de texto Time Zone um valor igual a -3, correspondente à nossa zona de tempo. No caso de São Paulo a Latitude é -23,34, a Longitude é 46,38 e o Time Zone é -3.

Figura 6 http://www.antoniofontenele.arq.br/adtsolar/figura06.jpg

8. Tecle N no teclado para ativar o modo Animate no VIZ Render. A janela será envolvida com uma borda vermelha.

9. Na parte inferior da tela do VIZ Render, acima da barra de status, temos um botão deslizante que controla o número de quadros de uma animação. Clique nele e arraste para a direita até ele informar o quadro 80/100.

Figura 7 http://www.antoniofontenele.arq.br/adtsolar/figura07.jpg

Estudo de iluminação solar no ADT - Parte III

Vamos supor que desejamos criar um estudo de iluminação solar com intervalos de 2 horas a partir das 6 horas da manhã até as 18 horas do dia 25 de dezembro de 2006. Entretanto, para o nosso estudo funcionar, configuraremos a hora inicial para 4 horas da manhã, ou seja, 2 horas antes da hora inicial.

1. Selecione uma vista Top teclando T e, em seguida, selecione o objeto Daylight01. Tecle a letra H no teclado para abrir a janela Select Objects.

Figura 4 http://www.antoniofontenele.arq.br/adtsolar/figura04.jpg

2. Na janela Select Objects estarão listados todos os tipos de objetos, câmeras, luzes, etc... da nossa cena.

3. Na seção List Types, clique no botão None.

4. Ainda na seção List Types, clique na opção Groups/Assemblies.

5. O objeto Daylight01 aparecerá na lista à esquerda. Clique nele e aperte o botão Select.

6. No painel Modify, à direita estarão listadas as configurações do objeto Daylight01. Desça até a sub-seção Control Parameters.

Figura 5 http://www.antoniofontenele.arq.br/adtsolar/figura05.jpg

7. Vamos configurar nossa data e hora inicial para 25 de dezembro de 2006 e se você estiver na região Sul ou Sudeste do Brasil, não esqueça de ativar a opção Daylight Saving Time devido ao horário de verão em vigor neste período do ano. Na sub-seção Time informamos a hora e a data da cena que será renderizada e na sub-seção Location podemos digitar a latitude e a longitude do lugar assim como a Zona de Tempo (Time Zone) em relação a Greenwich (a zona no Brasil é a Time Zone -3) e se estamos em horário de verão ou não (caixa Daylight Saving Time).

Estudo de iluminação solar no ADT - Parte II

Quando você cria um Sistema de Luz Solar, os parâmetros iniciais são programados para o meio-dia do verão americano (dia 21 de junho). Para criar um Sistema de Luz Solar:

1. Clique em uma viewport, digite a tecla T para ativar a vista Top, digite a tecla Z para ativar o comando Zoom Extents All e, em seguida, digite a tecla F3 para ativar o modo de vista wireframe.

2. Clique no menu Create.

3. Clique no Daylight System. Uma caixa de diálogo aparece perguntando se você quer utilizar o Controle de Exposição Logarítmica (Logarithmic Exposure Control). É recomendado que você clique no botão YES para aceitar esta opção.

4. Clique em um ponto no meio da casa e arraste o mouse para desenhar uma “rosa-dos-ventos” cujo o Norte aponta para cima. O tamanho desta “rosa-dos-ventos” depende de quanto você arrasta o mouse e pode ser alterado posteriormente no painel Modify.

5. Depois, clique em um ponto para posicionar um ícone que representa o Sol.

Figura 3 http://www.antoniofontenele.arq.br/adtsolar/figura03.jpg

O VIZ Render deverá criar uma luz chamada Daylight01 cujas propriedades serão exibidas no lado esquerdo no painel Modify.

Estudo de iluminação solar no ADT - Parte I

Criando um estudo de iluminação solar no Architectural Desktop

Aprenda a utilizar as ferramentas de animação do ADT/VIZ Render para criar um estudo de iluminação solar.

Arquiteto Antônio Fontenele

O VIZ Render é um software que acompanha o Autodesk Architectural Desktop, voltado para a produção de maquetes digitais foto-realísticas. Utilizando o VIZ Render, é possível criar um estudo de iluminação solar simulando o comportamento deste tipo de luz nas fachadas de uma edificação para avaliarmos o uso de componentes arquitetônicos para reduzir a iluminação em regiões quentes, ou ainda aumentar o vão de janelas quando for necessário aumentar a incidência solar dentro dos ambientes em regiões frias.

O primeiro passo é exportar um modelo 3D do ADT para o VIZ Render . Para tanto, no ADT , clique no menu File e em seguida clique no comando Link to Autodesk VIZ Render... O VIZ Render será aberto automaticamente. Se aparecer a janela File Link Settings, clique no botão OK para aceitar os valores padrões que estão adequadamente configurados para a importação do arquivo.

Figura 1 http://www.antoniofontenele.arq.br/adtsolar/figura01.jpg

O segundo passo é criar um sistema de iluminação solar específico para a latitude e longitude do local como vimos na terceira parte deste anexo e posicionar corretamente o norte (North Direction), de acordo com o levantamento topográfico do terreno.

Figura 2 http://www.antoniofontenele.arq.br/adtsolar/figura02.jpg

O Sistema de Luz Solar é um conjunto de objetos que adotam corretamente o movimento e o ângulo do Sol sobre a Terra em um determinado lugar. Você pode definir a localização, data, hora e a orientação da obra em relação ao norte. Você também pode fazer uma animação utilizando a data e a hora para fazer estudo de insolação e sombra.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Usando Publish

Esse artigo é de autoria de Antonio Fontenele, estou transcrevendo para vocês aprenderem a usar o Publish:

"Para imprimir mais de uma prancha em uma seqüência, a partir de layouts de um mesmo arquivo ou de vários arquivos, utilize o comando PUBLISH:

1- Clique no menu File.

2- Clique no comando Publish...

3- Na janela Publish, na seção Sheets to Publish (folhas para publicar ou imprimir), temos três colunas Sheet Name, Page Setup / 3D DWF e Status.


4- Na coluna Sheet Name, temos o nome da prancha a ser impresso.

5- Na coluna Page Setup / 3D DWF, definimos que configuração de página ou que configuração de arquivo DWF vamos utilizar.

6- Na coluna Status, temos informações sobre a condição da prancha.

7- Para adicionar pranchas, clique no botão Add Sheets e selecione o arquivo DWG. Todos os seus layouts e o model space será listado na coluna Sheet Name.


8- Os botões à direita do botão Add Sheets servem para excluir uma prancha, subir uma prancha uma posição na ordem de impressão, descer uma prancha uma posição na ordem de impressão, abrir um arquivo que contém listas de impressão, salvar um arquivo contendo a lista de impressão ativa e configurar os parâmetros de impressão de informações sobre o arquivo (Plot Stamp). O botão à esquerda equivale a um Preview da ação.

9- Na seção Publish to, selecionamos se vamos mandar o arquivo para a plotter ou impressora ativa (Plotter name in page setup) ou se vamos salvar o arquivo no formato DWF para envio pela Internet.

10- Na seção Include when adding sheets, selecione se quer inserir automaticamente o model tab e o(s) layout(s) de um desenho DWG.

11- Na seção Number of copies, definimos quantas cópias serão impressas a partir da lista de impressão.

12- Clique no botão Publish Options para configurar os parâmetros de impressão e clique em Show/Hide Details para mostrar ou ocultar os detalhes das pranchas selecionadas.

13- Clique no botão Publish para iniciar a impressão, no botão Cancel para cancelar o comando e no botão Help para ajuda."

É isso aí, Toni obrigada pelo tutorial!

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Adicionando Blocos Dinâmicos em Tool Palette

A dica é fazer a sua Tool Palette de Blocos Dinâmicos, como essa:

Para isso, precisamos ter os blocos dinâmicos inseridos em um arquivo de desenho, ou ter acesso a eles através do Design Center, veja as duas opções:
Arquivo com Blocos Dinâmicos:

Acesso dos blocos pelo Design Center:

Você não precisa necessariamente da Tool Palette, visto que você pode inserir os Blocos Dinâmicos diretamente do Design Center, no entanto, como o AutoCAD oferece vários caminhos para o mesmo objetivo, aqui está uma outra forma de organizar os seus Blocos Dinâmicos.
Primeiro vamos criar uma nova Tool Palette.O ícone para ativar/desativar é o mesmo:

Ou você pode usar o atalho de teclas Control+3 e abrir a TP:
Então, clique com o botão direito na área marcada e escolha New Palette:
Dê um nome para a sua TP:

Abra o arquivo que contém os Blocos Dinâmicos, salve, selecione um deles e use o Control+C para copiar, vá na nova Tool Palette e use o Control+V para colar ou clique com o botão direito sobre a TP e escolha a opção Paste:

O seu Bloco Dinâmico poderá então ser acessado para inserção via TP, desde que você não mude o diretório do arquivo de desenho que contém os blocos dinâmicos.
Como saber onde está o arquivo?
Selecione um dos BD na TP e clique com botão direito do mouse, no menu que se apresenta escolha a opção Properties e veja o caminho em Source File:

Um pouco mais abaixo você pode também definir em qual layer o seu BD será inserido, basta selecionar na lista que se apresenta:

Com isso você não precisa se preocupar em mudar o layer dos blocos, já é um tempo ganho!

Para copiar os BD direto do Design Center para a sua TP, basta abrir o DC, localizar o arquivo que contém os blocos e... temos 2 opções agora:
1 – copiar o bloco desejado com Control+C e Control+V para a TP
2 – Selecionar o primeiro bloco, apertar a tecla Shift, selecionar o último bloco (até aqui você fez uma seleção de todos) e clicar com o botão direito, no menu que se apresenta escolha Create Tool Palette:

Dê um nome e pronto, todos os blocos já são uma nova TP!

No próximo post sobre esse assunto mostrarei como transferir uma TP de um computador para outro e os macetes para que dê tudo certo!


Até a vista!

Adicionando antigos menus pulldowns no ACA 2008

Se você é do tempo do ADT R3.3 ou ADT 2004 e sente falta de alguns menus pulldown como Design, Document, etc... siga os seguintes passos para recuperá-los:

1. Abra o ACA.

2. Clique no menu Window.

3. Clique em Pulldowns.

4. Clique em Design Pulldown. Repita o mesmo para os Pulldowns Document, CAD Manager, 3D Solids, Draw, Modify e Dimension.

A dica vale para o ADT 2005, ADT 2006 e ADT 2007 porém eles não incluiram os menus Draw, Modify e Dimension no comando Design Pulldown. Bem, dá um pouquinho mais de trabalho mas é possível recuperá-los também. Para tanto:

1. Faça o download do software gratuito Menu and Toolbar Porter no link http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/item?siteID=123112&id=4091673&linkID=9240618

2. Nesta janela em baixo tem uma lista Menu and Toolbar Porter Select a Language to Download. Selecione a linguagem Brazilian Portuguese. O download do programa será iniciado e ele tem aproximadamente 5 Mbytes.

3. Instale o programa e execute-o (iniciar > programas > autodesk > migration tools 2005 > Menu and Toolbar Porter).

4. Clique no menu Arquivo.

5. Clique em Abrir Arquivo Origem...

6. Siga o seguinte caminho para a pasta Support >>> C:\Documents and Settings\USUARIO\Dados de aplicativos\Autodesk\ADT 2007\enu\Support onde USUARIO é o nome do teu usuário no Windows XP ou Vista. Se estiver usando outra versão do ADT, a parte ADT 2007 poderá ser ADT 2006 ou ADT 2005 ou ainda Autodesk Architectural Desktop 2004.

7. Abra o arquivo ACAD.MNU.

8. Ainda no programa Menu and Toolbar Porter, clique no menu Arquivo.

9. Clique em Abrir Arquivo Alvo...

10. Na mesma pasta aberta anteriormente, abra o arquivo ADT.MNU.

11. Na coluna da esquerda Origem ou Source, expanda na árvore a seção Menus.

12. Você verá os menus do arquivo ACAD.MNU.

13. Selecione o menu Draw e arraste-o para a coluna da direita Alvo ou Target.

14. Faça isso com os menus Modify e Dimension.

15. Feche o programa Menu and Toolbar Porter, salvando as alterações, se necessário.

Abra o ADT e você verá os novos menus do AutoCAD disponíveis para uso.

Tabela Comparativa entre ADTs (R3.3 ao ACA 2008)

A Evolução do Architectural Desktop/AutoCAD Architecture

Ao longo dos últimos anos, a Autodesk vem implementando novos recursos ao ADT/ACA e melhorando os recursos existentes. A tabela seguinte apresenta o surgimento e evolução de alguns recursos nas sucessivas versões do ADT/ACA:


segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Dicas de AutoCAD em vídeos da Lynn Allen - 01

Neste dia 03 de Janeiro de 2008, a Lynn Allen informou em seu blog algo muito interessante (Free AutoCAD Tips on Video). Em conjunto com a revista Cadalyst, criou mais um meio de passar as suas dicas e truques de AutoCAD para os usuários.

Na galeria de vídeos da Cadalyst (CAD Video Gallery), temos a seção "Lynn Allen's Tips and Tricks" onde serão colocados pequenos vídeos de dicas e truques.

Nesta primeira semana dois vídeos de dicas estão disponíveis.

Para assistir os vídeos leia a notícia no site CADKlein.com (clique na imagem acima ou aqui).


Um Feliz 2008 para todos.

Fóruns da Autodesk Brasil estão integrados ao Autodesk.com

Boa notícia a todos!

Os fóruns em português da Autodesk Brasil que originalmente eram mantidos e administrados pela equipe do Brasil (coordenados pelo Jeferson Stutz), estão a algumas semanas totalmente integrados aos fóruns do site da Autodesk ( autodesk.com - Discussion Groups).


Com isto temos a disposição mais um fantástico meio de obtermos informações, tirarmos dúvidas e aprender um pouco mais.


Parabéns a todo o time da Autodesk (Brasil e USA).


Um Feliz 2008 a todos.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Aulas Grátis dos cursos Online da CADKlein

Bom pessoal,

Para que vocês possam conhecer os nossos cursos online, disponibilizei algumas aulas gratuitas no nosso site.
Vocês podem fazer download AQUI.
Tem que estar logados no site, o cadastro é gratuito.
Se tiverem algum problema no cadastro ou quiserem mais informações sobre os cursos, enviem email para cadklein@cadklein.com

:)

Novidades no Blog

Sempre em busca... de novidades!

Hoje acordei com uma vontade de colocar algo diferente no blog... o que seria?

De repente me deu um estalo... Será que tem chat pra blog?
E não é que tem!!!!!

Então ... aqui do ladinho, à sua direita tem o nosso novo Chat, assim... se de repente você estiver visitando o blog e mais alguém estiver também, você poderá conversar com a pessoa que estiver online.
:)

Eu às vezes tô por aqui... hehehe

Nos encontramos!

Mas não é só isso... mudamos a "cara" do nosso Blog, afinal... Ano Novo! Vida Nova!

Além dessa pequena mudança, você tem também acesso às nossas fotos no Slide à direita.

E volte sempre! Adoramos sua visita!

Não fique tímido(a), coloque seus comentários sobre as postagens, assim podemos saber a sua opinião, se tiver algum pedido sobre postagem (dica, tutorial, vídeo, etc), mande-nos email ok?
Envie para cadklein@cadklein.com

Então, divirtam-se!!!!

:)

E Feliz 2008 para todos!

Loja Virtual CADKlein

Loja Virtual CADKlein
Livros, Cursos, Aplicativos

Eu sou Speaker no AU2011Virtual

Eu sou Speaker no AU2011Virtual
Lu Klein no AU Virtual 2011