sexta-feira, 18 de junho de 2010

Desenhista X Cadista

De tempos em tempos surge uma dúvida nos fóruns relacionados a AutoCAD:

"Eu tenho que saber desenho pra aprender AutoCAD?"

Obviamente a resposta é e sempre será SIM, mas por que?

Vamos a 2 exemplos:


Uma pessoa que sabe desenho técnico e já usou prancheta e uma pessoa que nunca teve noções de desenho.
Chamaremos a primeira pessoa de X e a segunda de Y.

X já trabalha há algum tempo com desenho na prancheta, mas a empresa comprou as licenças do AutoCAD para andar junto com a tecnologia.

Obviamente X já tem noções de informática, usa alguns programas como o Microsof Word e o Excel, por exemplo.

Então quando abriu o AutoCAD pode ter encarado o programa como uma "prancheta eletrônica", mas isso foi no começo, logo ele descobriu que o AutoCAD era mais que isso e hoje já aproveita muitos dos recursos existentes para agilizar e melhorar o seu trabalho nos desenhos.

Por que "prancheta eletrônica"?

Obviamente ele viu que o comando CIRCLE correspondia ao COMPASSO; LINES e PLINES poderiam ser usados como as réguas e esquadros... e assim foi... logo que ele aprendeu o BLOCK, viu que correspondia aos gabaritos.

Como ele já tinha a noção do desenho de prancheta, foi fácil entender como e quando usar os comandos para construir os desenhos.

Já com Y a história foi bem diferente... apesar de Y ter noções de informática, vamos supor que as mesmas que X tem, pois bem... apesar disso, quando Y abriu o AutoCAD, ou ele levou um susto ou ele achou que era um Paint "melhorado".

Mesmo assim aprendeu os comandos básicos e foi tentar fazer um desenho.

Imaginem um quadrado com um círculo no meio: como fazer?

Para X isso é fácil, ele poderia usar uma linha auxiliar ou a função OTRACK para fazer o desenho, mas Y não tem noção de construção de desenho, mas não sejamos tão malvados, Y tem criatividade e imaginou a solução: fez uma linha auxiliar e usou o meio da linha como centro para o círculo.

Tudo bem, vocês dirão que eu sou malvada... mas agora imaginem um desenho um pouco mais "caprichado", com arcos e círculos tangentes, ou eixos deslocados e coisas assim.

Nem vou falar de X, vamos direto a Y: ele não sabe nem por onde começar!

Mas então Y vai atrás de desenhos prontos para praticar e encontra uma série de desenhos com representações de vistas de peças mecânicas simples.

Problema 1: Y não sabe nada de desenho mecânico - "Que desenho é esse????"

Problema 2: derivado do problema 1: "Por que tem 3 desenhos diferentes posicionados desta forma? Acho melhor colocar um do lado do outro e assim eu faço na sequência." - se não sabe desenho mecânico, não sabe nada.

Até em desenhos de arquitetura e engenharia as noções de desenho mecânico são necessárias: cortes por exemplo, similar a um corte na vista lateral esquerda ou direita em desenho mecânico.

Mas antes das noções de desenho técnico básicas, é necessário saber um pouco de geometria básica, para entender como construir os desenhos.

Finalizando, se você quer aprender AutoCAD e quer ser um bom "cadista", seja antes um bom desenhista.

As fases para um bom aprendizado são:
1 - Geometria e Trigonometria
2 - Desenho Técnico Básico
3 - AutoCAD

Existem muitos desenhistas que são cadistas, mas existem raros cadistas que são desenhistas.

O que você quer ser?

:)

4 comentários:

Neto disse...

Luciana...

Concordo em gênero, número e grau. É como comparar o cadista a um datilógrafo. Ele apenas transcreve um texto à máquina. Ou, pra ser mais atual, usa um editor de textos. Mas não tem a menor idéia do que está escrito, e portanto, faz um serviço de qualidade inferior, que leva mais tempo, e que precisa de muita revisão. Tradução: muito caro.
Aprender desenho técnico antes de aprender qualquer sistema CAD, é tornar-se um profissional qualificado, e por que não dizer, disputado no mercado.

Luciana Klein Morais disse...

Oi Neto,
Vc tem toda razão, obrigada por seu comentário!
Meu objetivo com esse post é abrir os olhos dos novos usuários de CAD, não basta saber os comandos, tem que saber como usá-los e a experiência de quem já trabalha nessa área mostra é preciso que os usuários saibam mais do que apenas os comandos.
Grande abraço!

Luciana Paixão disse...

Klein!
Perfeito este texto!
O mesmo acontece com o aluno de arquitetura que acha que porque sabe CAD é arquiteto, mas uma coisa independe da outra. Um Arquiteto não se faz apenas conhecendo autoCAD! Muitos arquitetos nem sentam em frente ao computador enquanto outros que nunca sentaram numa prancheta sao feras na arquitetura ! Nessa vida tudo é relativo! TUDO mesmo! Parabéns pelo artigo!
Luciana Paixão

Anônimo disse...

Bom acho que isso vai de cada um.
Eu por exemplo sou auto de data em computador - com relação a programas de criação.

A questão é : Saber fazer um bom planejamento de um projeto para depois ter entendimento do processo de criação.

Quem faz cursos da autodesk e aprende em forum, blogs e apostilas e videos, se for uma pessoa que entenda facilmente a usufruir do programa, Pode ele fazer qualquer tipo de trabalho com este aprendizado.
Quem ja é formado em uma area que pode ser trabalhado em texturização 3D, tera que entender que a teoria agora pode ser visualizada de farias formas em projetos 3D.

eu mecho com computador desde os 5 anos de idade. hoje tenho 20
15 anos de aventuras pela internet, me fez decidir hoje o que pretendo seguir.

Pra mim nada é impossivel.
Quem quer consegue
quem duvida se perde.

seu blog e seu site estão de parabens

Loja Virtual CADKlein

Loja Virtual CADKlein
Livros, Cursos, Aplicativos

Eu sou Speaker no AU2011Virtual

Eu sou Speaker no AU2011Virtual
Lu Klein no AU Virtual 2011