terça-feira, 27 de setembro de 2011

AU Brasil - Materiais

Oi pessoal,

Continuo sem conseguir acessar meu site pra poder colocar os pdfs pra download, ainda estou aguardando a GVT resolver isso.

Mas pra não deixar vocês sem os materiais, disponibilizei no Megaupload.


Por enquanto vocês encontrarão os pdfs da minha palestra e da Lynn Allen.

Então cliquem AQUI para fazer download!

Autodesk Cloud

Hoje a Autodesk lançou um serviço chamado Autodesk Cloud, que é uma combinação do Project Nitrous e do Project Neon, que estavam sendo testados através do Autodesk Labs, mas vai MUITO MAIS além disso!


A Autodesk Brasil enviou-me um documento que dá mais detalhes, veja:


Autodesk Cloud permite o acesso a recursos de projeto a partir de qualquer lugar, a qualquer momento
Na nuvem, clientes Autodesk Subscription têm acesso exclusivo a otimização, visualização e colaboração em projetos de alto desempenho.

SAN RAFAEL, Califórnia, 27 de setembro de 2011 ¾ A Autodesk, Inc. (NASDAQ: ADSK), líder mundial em software 3D de projeto, engenharia e entretenimento, apresentou o Autodesk Cloud, coleção de mais de uma dúzia de recursos, produtos e serviços na web que permitem aos clientes estender suas áreas de trabalho com maior mobilidade, novos recursos de visualização e compartilhamento e mais poder de computação, ajudando-os a projetar, visualizar e simular melhor suas ideias. Além disso, clientes Autodesk Subscription agora têm acesso exclusivo a recursos em nuvem para renderização de alto desempenho e otimização de projetos, além de colaboração aprimorada. O serviço Autodesk Subscription agora oferece 3 GB de armazenamento online para cada licença de software incluída na assinatura, possibilitando acesso ainda maior a documentos de projeto e engenharia, a qualquer hora, em qualquer lugar.

"Há mais de uma década a Autodesk tem abraçado o poder da computação em nuvem para ampliar a funcionalidade de suas soluções de projeto e ajudar as empresas a trabalharem com mais eficácia", afirma Amar Hanspal, Vice-Presidente Sênior de Soluções de Plataforma e Negócios Emergentes da Autodesk. "Com o Autodesk Cloud, estamos demonstrando um compromisso ainda maior em ajudar os clientes a resolverem os mais difíceis desafios de projeto e engenharia do mundo."

A Autodesk tem sido pioneira em aplicativos na nuvem para a indústria de design e projetos, tendo começado há mais de uma década com o Autodesk Buzzsaw. Além deste, mais de uma dúzia de serviços em nuvem disponíveis para os clientes agora passam a fazer parte do Autodesk Cloud. O Autodesk Cloud proporciona uma base poderosa, que permite que todos os clientes da Autodesk comecem a usar a nuvem para acessar e armazenar seu trabalho a partir de qualquer lugar, visualizar projetos usando navegadores da web ou dispositivos móveis e compartilhar seu trabalho com outros usuários, até mesmo usuários sem o software da Autodesk. Alguns aplicativos do Autodesk Cloud, como os documentos do Autodesk Cloud, o AutoCAD WS e o aplicativo móvel Autodesk Design Review oferecem aos usuários a liberdade de trabalhar remotamente e também de visualizar, editar e compartilhar projetos em qualquer lugar e com quase todo mundo. O AutoCAD WS e o aplicativo móvel Autodesk Design Review estão disponíveis no App Store iOS.

Outros serviços em nuvem exclusivos para clientes do Autodesk Subscription trazem para designers, engenheiros e artistas digitais recursos novos e sofisticados como comunicação visual 3D, simulação e colaboração de alto desempenho, tecnologias que antes estavam limitadas a organizações maiores, com acesso privilegiado a centrais de supercomputação de alto nível e valor elevado. 

Os serviços exclusivos incluem:
·    Renderização no Autodesk Cloudclientes Autodesk Subscription dos níveis Premium ou Ultimate dos programas Autodesk Design Suite e Autodesk Building Design Suite terão acesso a poderosos recursos de renderização, ajudando-os a visualizar projetos, aumentar a quantidade de renderizações e reduzir os investimentos em hardware para renderização.

·        Otimização do Autodesk Inventor ― Os clientes com Subscription dos níveis Premium ou Ultimate dos Autodesk Product Design Suites terão uma ferramenta intuitiva de simulação em nuvem, permitindo testar diversas opções de projeto na nuvem e criar projetos mais sustentáveis e produtos de maior qualidade, reduzindo custos de material, transporte e energia.

·         Análise de energia conceitual do Autodesk Revit Os clientes com Subscription para o software Autodesk Revit Architecture ou Autodesk Revit MEP, ou para suítes selecionadas que contêm esses produtos, podem estender o projeto além do desktop com os poderosos recursos de análise de energia em nuvem, que os ajudam a ter uma percepção rápida do consumo de energia e dos custos de energia ainda nos conceitos iniciais de projeto.

·         Software de análise de energia na web Autodesk Green Building Studio Os clientes com Subscription para o Autodesk Building Design Suite e outros produtos selecionados agora têm acesso a um serviço na nuvem que ajuda designers, arquitetos, engenheiros e analistas de energia de construções a realizarem análises de energia mais rápidas e mais precisas de diversas interações de projetos de construções, otimizarem eficiência energética e trabalharem em direção à neutralidade de carbono nos estágios iniciais do processo de projeto.

·         Software Autodesk Buzzsaw como um serviço (SaaS) Os clientes Autodesk  Subscription para o software Autodesk Vault Collaboration AEC agora têm acesso a soluções em nuvem para gerenciamento de documentos, dados e projetos para escritórios de arquitetura, engenharia e construção e operadores-proprietários, ajudando-os a centralizar e trocar com segurança as informações de projeto e a aprimorar a colaboração na equipe.

A Autodesk trabalha com diversos parceiros, que incluem a Amazon e a Citrix, para oferecer uma infraestrutura de computação em nuvem escalonável que atenda às necessidades dos clientes. A Autodesk tem trabalhado com a Amazon Web Services há mais de três anos para hospedar com segurança aplicativos escalonáveis de alta demanda, como o software Autodesk Homestyler e o serviço da web Autodesk Seek. A Amazon Web Services proporciona à Autodesk a flexibilidade para a computação em escala ao redor do mundo com a Amazon Elastic Compute Cloud (EC2) e a capacidade de armazenamento elástico com o Amazon Simple Storage Service (S3) e o Elastic Block Store (EBS), além da capacidade de fornecer aos clientes aplicativos e conteúdo com mais eficiência. A Autodesk também se junta à Citrix para oferecer aos clientes uma maior eficiência em seu uso dos aplicativos Autodesk. O fornecimento de soluções aos usuários finais com o Citrix XenApp  pode ajudar os clientes a reduzir os custos das estações de trabalho, mantendo, no entanto, o desempenho de software que eles precisam.

"Nosso relacionamento com a Autodesk demonstra como empresas de software inovadoras e visionárias podem aproveitar o poder da Amazon Web Services para oferecer maior valor a seus clientes", diz Terry Wise, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Amazon Web Services. "Estamos satisfeitos em trabalhar com a Autodesk para oferecer serviços em nuvem seguros, sob demanda, pagos conforme o uso, que forçam os limites do que é possível no mercado de design e engenharia."

Além dos novos serviços do Autodesk Cloud, o Autodesk Subscription continua a oferecer o software mais atual, suporte técnico online e privilégios flexíveis de licenciamento para clientes que desejam maximizar sua vantagem competitiva. Os clientes Autodesk Subscription podem acessar os novos serviços em nuvem de dentro dos aplicativos desktop da Autodesk ou pelo Subscription Center.

Disponibilidade
Os serviços Autodesk Cloud estão disponíveis a partir de hoje em todo o mundo nos idiomas tcheco, inglês, francês, alemão, húngaro, italiano, japonês, coreano, polonês, português, russo, chinês simplificado, espanhol e chinês tradicional. Alguns dos serviços Autodesk Cloud estão disponíveis para todos os clientes, como o Autodesk Cloud documents e o aplicativo móvel Autodesk Design Review, enquanto outros serviços são exclusivos para clientes Autodesk Subscription. Os clientes devem entrar em contato com seu revendedor local ou visitar www.autodesk.com/cloud para maiores informações.


Sobre a Autodesk
A Autodesk, Inc. é líder em software 3D de projeto, engenharia e entretenimento. Clientes nas indústrias de manufatura, arquitetura, construção e mídia e entretenimento — incluindo os 16 últimos ganhadores do Oscar na categoria de melhores efeitos especiais - usam o software da Autodesk para projetar, visualizar e simular suas ideias. Desde o lançamento do software AutoCAD, em 1982, a Autodesk vem desenvolvendo o maior portfólio de programas de software de última geração para mercados globais. Para outras informações sobre a Autodesk, visite www.autodesk.com.



Autodesk, AutoCAD, Autodesk Inventor, Buzzsaw, Green Building Studio, Homestyler, Inventor e Revit são marcas comerciais ou marcas registradas da Autodesk, Inc., e/ou de suas subsidiárias e/ou afiliadas nos EUA e/ou em outros países. Oscar/Academy Award é marca registrada da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.  Todos os outros nomes de marcas, nomes de produtos ou marcas comerciais pertencem a seus respectivos proprietários. A Autodesk reserva o direito de alterar ofertas e especificações de produtos a qualquer momento sem aviso prévio e não se responsabiliza por erros tipográficos ou gráficos que possam existir neste documento.

© 2011 Autodesk, Inc. Todos os direitos reservados.


Veja algumas imagens onde mostro arquivos dwg no AutoCAD WS e dwfx direto no Autodesk Cloud!








E podemos esperar mais novidades?
Creio que sim! A Autodesk vem investindo pesado visando proporcionar o melhor para os seus usuários, ou seja: para vocês!
:)


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

AU Brasil = Sucesso!

Olá pessoal!

Quem teve o prazer de estar conosco no Primeiro Autodesk University Brasil, com certeza não se arrependeu!
1º AU Brasil!!!
É duro ser baixinha.... hehehe



Foram mais ou menos 1400 pessoas no evento!



Tivemos as provas de Certificação, quem não conseguiu fazer no dia recebeu um ticket numerado para fazer depois.

O Stand da Comunidade de Usuários Autodesk Brasil sorteou uma placa NVidia Quadro 2000, eu não estava lá na hora do sorteio por que estava na palestra da Lynn Allen e na saída fiquei conversando com várias pessoas, conhecendo o pessoal com quem tenho contato através do Site, Blog, Listas, Facebook e etc, aliás: ADOREI conhecer todos vocês! ADOREI rever os amigos!

Muito obrigada pelo carinho de todos vocês!
:)

Seguem algumas fotos:

Com Neimar, querido amigo e autor do Blog Prototipagem Digital!

Com Vivaldo Chagas, membro antigo do CADKlein!

Com Ney Paula, membro antigo do CADKlein!

Com Celso Lemmi, membro antigo do CADKlein!

Os amigos Clodomir, Cleon e Laysa!

O amigo Leandro, trocamos presentes, adorei o quadrinho!!!

A querida Lynn Allen!

A Cristiane, da equipe de apoio da Autodesk! 
Obrigada pelo apoio querida!

Marcyello, também membro antigo do CADKlein!

Alexandre, Alan, Adriano e outros da ISMA, que tive o prazer de conhecer pessoalmente!

Renato, Vivian e Piero, também conheci pessoalmente no evento!

Marcos Vinicius, José Maria e Roberto, que conheci pessoalmente no evento!

Maikon, que também conheci pessoalmente no evento!

O irreverente e querido Fábio Santana, amigo das antigas também!

A Roni da Autodesk, também muito querida!!! Obrigada pelo apoio!
E Assis Haubert, que se revezou comigo pra registrarmos fotos de nossas palestras!

A querida Manu da Virtual Automação, diga-se de passagem: é a revenda que atende a CADKlein!



E todos vocês que estavam nas nossas palestras!

Aqui do ladinho direito do Blog, tem uma apresentação das fotos que tiramos no AU, ou basta clicar AQUI pra vocês verem todas!
Não vou colocar todas aqui no post, por que são mais de 100 fotos!
Mas quero deixar registrado meu agradecimento a todos vocês pelo carinho com que fui recebida!
Muito obrigada!!!

Logo colocarei o material da minha palestra no site pra que vocês possam fazer download, é que a GVT resolveu me sacanear... e eu estou sem acesso ao meu próprio site!


Já desliguei tudo e tornei a ligar sei lá quantas vezes... pra ver se o modem pega um IP válido, mas não estou conseguindo... :(
Estamos aguardando a visita de um técnico pra ver se ele resolve esse problema.
Então pessoal, assim que eu tenha acesso ao meu site novamente (parece piada...), colocarei o material pra download.
Por enquanto, vocês podem visualizar o pdf:


E, não esqueci do vídeo, assim que gravar, colocarei aqui no Blog pra vocês!

Claro que, como primeira edição aqui na terrinha, não foi perfeito, o pessoal reclamou da falta da internet gratuita (isso fez falta mesmo!!!) e do atraso pra começarem as palestras, mas... tirando esses pormenores, o evento foi SHOW mesmo!

domingo, 25 de setembro de 2011

Comparativo de Desempenho das Placas de Vídeo NVIDIA Quadro FX 1800 e ATI FirePro V5800


Comparativo de Desempenho das Placas de Vídeo NVIDIA Quadro FX 1800 e ATI FirePro V5800

O objetivo deste estudo é comparar o desempenho de duas placas de vídeo certificadas pela Autodesk para uso com o AutoCAD. A metodologia de testes consistiu em instalar o Windows 7 Ultimate em um disco rígido formatado e aplicar todas as atualizações do sistema operacional para, em seguida, instalar o AutoCAD 2011 Trial e demais softwares de medição de desempenho gráfico, incluindo o sistema de pontuação que acompanha o Windows 7. A partir daí, instalamos fisicamente uma placa NVIDIA Quadro FX 1800 com o driver gráfico mais atualizado e certificado pela Autodesk (baseado em sua Graphic Hardware List) e fizemos os testes. Depois instalamos e testamos uma placa de vídeo ATI FirePro V5800 também com o driver gráfico mais atualizado e certificado pela Autodesk.

Utilizando o software GPU-Z 0.5.1 da TechPowerUp, identificamos as características técnicas das duas placas:




NVIDIA Quadro FX 1800
ATI FirePro V5800
Preço (Amazon.com) US$
US$ 399.82
US$ 362.63
Preço (Mercado Livre) R$
R$ 1.499,00
R$ 1.699,00
GPU Clock
550 MHz
690 MHz
Memory Clock
800 MHz
1000 MHz
Memory Type
GDDR3
GDDR5
Memory Size
768 MB
1024 MB
Bandwidth
38.4 GB/s
64.0 GB/s
Pixel Filterrate
6.6 GPixel/s
11.0 GPixel/s
Texture Filterrate
17.6 GTexel/s
27.6 GTexel/s


A primeira vista, percebemos que a FirePro tem mais memória que a Quadro, tem uma velocidade de GPU maior e quanto ao tipo de memória, em tese, a GDDR3 manda 2 dados por pulso de clock e possui uma linha de dados enquanto a GDDR5 manda 4 dados por pulso de clock. Na Amazon, a Quadro é um pouco mais cara que a FirePro, enquanto no Brasil, consultando o Mercado Livre, encontramos o inverso, mas ambas tem preços similares.

Mas, será que encontramos nos testes um maior desempenho da FirePro em relação à Quadro, por causa de suas especificações técnicas? Vejamos...


Índice de Experiência do Windows:

Começamos com o teste mais simples, utilizando o Índice de Experiência do Windows  7. Este índice mede a capacidade de configuração de hardware e software do computador e expressa essa medida como um número denominado pontuação básica. As pontuações básicas normalmente variam de 1,0 a 7,9. O Índice de Experiência do Windows foi projetado para acomodar avanços na tecnologia do computador. À medida que a velocidade e o desempenho de hardware melhorarem, pontuações maiores serão definidas. Os padrões para cada nível do índice normalmente permanecem os mesmos. Entretanto, em alguns casos, novos testes podem ser desenvolvidos e resultarem em pontuações menores.

Através da classificação do o Índice de Experiência do Windows  7, a Quadro ganhou uma pontuação de 6,7 enquanto a FirePro recebeu uma pontuação maior igual a 7,3. Isto significa um índice 108,95% mais rápido.


FurMark v1.8.2:

O software FurMark é um teste muito intenso para OpenGL (linguagem gráfica) que usa algoritmos de processamento de peles de animais para medir o desempenho da placa gráfica. A Renderização de pele de animal é especialmente conhecida por superaquecer a GPU e é por isso que o FurMark é uma ferramenta perfeita para testes de estabilidade e uma ferramenta de teste de esforço para a placa gráfica. Ao final os testes ele fornece uma pontuação.

No teste do FurMark v1.8.2, a Quadro ganhou uma pontuação de 1399 pontos enquanto a FirePro recebeu uma pontuação maior igual a 2408 pontos. Isto significa um índice 172,12% mais rápido para algoritmos que simulam peles de animais ou grama e vegetação.


Passmark Performance Test 7.0:

A empresa Passmark criou o software Performance Test que, dentre diversos testes, também avalia o sistema de gráficos simples e complexos do DirectX 3D. Ao final os testes ele fornece uma pontuação.

No teste do Performance Test 7.0, a Quadro ganhou uma pontuação de 770.1 pontos enquanto a FirePro recebeu uma pontuação maior igual a 1702.9 pontos. Isto significa um índice 221,12% mais rápido para gráficos DirectX 3D, ou seja, mais que o dobro.


3DMark06:


O famoso teste 3DMark06 criado pela FutureMark foi criado para testar o desempenho dos gráficos DirectX9 e já testou mais de 8,5 milhões de sistemas em todo o mundo, sendo eleito pela indústria gráfica como um dos melhores testes de placas gráficas. Ao final os testes ele fornece uma pontuação.

No teste 3DMark06, a Quadro ganhou uma pontuação de 9689 3DMarks enquanto a FirePro recebeu uma pontuação maior igual a 15295 3DMarks. Isto significa um índice 157,86% mais rápido para gráficos DirectX9.


Cadalyst Systems Benchmark c2011:

A famosa revista Cadalyst elaborou o Cadalyst Systems Benchmark para testar e comparar as performance de sistemas rodando o AutoCAD. Nós utilizamos a versão 2011 deste teste. Como a NVIDIA e a ATI fornecem drivers otimizados para o AutoCAD, fizemos o download das últimas versões destes drivers e testamos o AutoCAD usando os mesmos e também usando o driver padrão fornecido pela Autodesk.

CADALYST File c2011_5.dwg:
Quadro (NVIDIA)
Quadro (Autodesk)
Firepro (ATI)
Firepro (Autodesk)
Rotate Wireframe (3D)
41
352
412
523
Rotate Hidden (3D)
885
1249
3546
1227
Rotate Conceptual (3D)
837
1249
3556
1240
Rotate Realistic (3D)
74
392
327
337
Individual DWG Index
459
810
1960
831
CADALYST File c2011_6.dwg:
Quadro (NVIDIA)
Quadro (Autodesk)
Firepro (ATI)
Firepro (Autodesk)
Rotate Wireframe (3D)
54
307
368
375
Rotate Hidden (3D)
1068
1174
3095
1182
Rotate Conceptual (3D)
1069
1256
2773
1263
Rotate Realistic (3D)
114
487
419
450
Individual DWG Index
576
806
1664
818
CADALYST File c2011_7.dwg:
Quadro (NVIDIA)
Quadro (Autodesk)
Firepro (ATI)
Firepro (Autodesk)
Rotate Wireframe (3D)
22
236
293
416
Rotate Hidden (3D)
925
1876
4190
1857
Rotate Conceptual (3D)
927
1866
4396
1847
Rotate Realistic (3D)
64
245
213
219
Individual DWG Index
485
1056
2273
1085
CADALYST File c2011_8.dwg:
Quadro NVIDIA)
Quadro (Autodesk)
Firepro (ATI)
Firepro (Autodesk)
Rotate Wireframe (3D)
157
512
632
513
Rotate Hidden (3D)
3531
1045
4882
916
Rotate Conceptual (3D)
3535
1094
4463
939
Rotate Realistic (3D)
496
1380
1823
1372
Individual DWG Index
1930
1008
2950
935
Total 3D Score
613
834
2060
823


No teste do Cadalyst Systems Benchmark, a Quadro ficou um pouco mais rápida que a FirePro usando os drivers da Autodesk em função da pontuação do teste do arquivo c2011_8.dwg, mas ficou mais lenta nos demais arquivos (onde a FirePro ficou 102,32% mais rápida, em média). Porém, utilizando os drivers otimizados para o AutoCAD, a Quadro recebeu 613 pontos enquanto a FirePro recebeu 2060 pontos. Isto significa um índice 336,05% mais rápido no AutoCAD 2011.

Resumo


NVIDIA Quadro FX 1800
ATI FirePro V5800
FirePro/Quadro %
Índice de Experiência do Windows
6,7
7,3
108,95%
FurMark v1.8.2
1399
2408
172,12%
Passmark Performance Test 7.0
770.1
1702.9
221,12%
3DMark06
9689
15295
157,86%
Cadalyst Benchmark Driver Otimizado
612
2060
336,05%
Cadalyst Benchmark Driver Autodesk
834
823
97,62%



Após todos os testes realizados, chegamos a conclusão de que a placa ATI FirePro V5800 é mais rápida que a NVIDIA Quadro FX 1800 e ambas possuem preços similares e, no AutoCAD, a FirePro com seus drivers otimizados chega a ser 3,4 vezes mais rápida que a Quadro.

Configuração do Computador de Testes:
  • Processador: Intel Core i7 2600 K 3.40 GHz
  • Placa Mãe: Asus P8 H67-M EVO
  • Memória: 16 GB RAM DDR3
  • Disco Rígido: Samsung 80 GB 5.400 RPM

Data do Teste:
  • 24 de Setembro de 2011


Dados do Autor do Teste:

Antonio “Toni” Fontenele é um arquiteto brasileiro de 40 anos de idade. Começando com o AutoCAD® R10 e, em seus 19 anos de experiência, ensinou muitos profissionais de projeto e construção civil, e trabalhou como consultor de CAD. Escreveu artigos para as revistas CADesign e AUGI® World. Ele e sua equipe de projeto desenvolveram mais de 360 projetos arquitetônicos residenciais usando o ACA e mais de 6.000 renderings de apresentações usando o 3D Studio Viz. É membro do programa de testes de produtos Autodesk e é instrutor em um Centro de Treinamento da Autodesk, o SENAC-SC. É professor no Programa de Treinamento do AUGI. Participou como consultor no programa Ask the Expert do site AutoCAD Exchange. Também um profissional certificado pela Autodesk em AutoCAD 2009, AutoCAD 2010 e AutoCAD 2011, além do 3DS Max Design e AutoCAD Architecture.









Compartilhe o Blog CADKlein!

Share/Bookmark