segunda-feira, 28 de março de 2011

O poder das Mídias Sociais - Existe vida além do seu Blog/Site!

Você usa Twitter, Facebook, Linkedin, Orkut, Youtube e/ou outros canais para se comunicar?
Se a resposta é não, qual o motivo ou motivos?
  • Não sabe usar?
  • Tem preguiça?
  • Não gosta?
  • Não acha relevante?
  • Nem sabia que existia?
Pois bem, se você tem um negócio, não interessa se é uma prestação de serviços ou vendas online ou offline, você está perdendo tempo!

Vamos falar sobre um novo "verbo": "Twittar"

Outra questão: Quem gosta de Spam?
E se você pudesse escolher de quem você quer receber notícias?
Eu gosto de usar o Twitter por isso também, hoje eu não me inscrevo mais em listas de news pra receber por email, se a empresa tem Twitter, prefiro seguir o perfil, é muito mais prático do que ter que apagar centenas de emails todos os dias e também por causa disso, as empresas cuidam mais no que "twittam".
E o melhor é que temos aplicativos gratuitos que permitem criar "grupos" para separar os twitts. Um bom exemplo é o TweetDeck, existem outros é claro, mas eu uso esse e tenho que dizer: é muito prático! Além da integração com outros canais.

Continuando...
Esses canais de Mídias Sociais têm se mostrado muito importantes no quesito: Quem é visto, é lembrado!
Mas antes de você se inscrever em alguns desses canais, e mesmo para você que já está inscrito neles, temos umas dicas importantes.
1 - Nome: vincule seu negócio ao seu nome, por exemplo se você atua na área de CAD e já tem um site ou blog, coloque o nome do site/blog como seu login, caso já esteja sendo usado por outro usuário, coloque o seu nome, mas nunca, nunca mesmo, use algo parecido com "fadinha" ou "tempratodos" e coisas do gênero.
2 - Divulgue: divulgue seu canal entre seus clientes e amigos, uma das melhores formas de conseguir "seguidores" é ser indicado por quem já te conhece. Por exemplo, todas as sextas-feiras temos o Follow Friday (FF) no Twitter, onde indicamos usuários que seguimos a quem nos segue.
3 - Use: de nada adiantará você se inscrever se não usar, afinal a mídia social serve para isso: divulgar seu nome e fazer contatos que poderão render futuros clientes.
4 - Como usar:
Twitter
Bom, antes de dar as dicas.... o que é o Twitter mesmo?
Twitter significa ao pé da letra "gorjeio", que significa em termos práticos "frases curtas".
O Twitter é como um micro blog onde você escreve notícias curtas (140 caracteres), geralmente com um link para a notícia completa. Também é usado como um chat aberto onde as pessoas "conversam" entre si, mandam recados, dizem o que estão fazendo e etc... se bem que se você usa ou pretende usar o Twitter profissionalmente, cuidado com o que escreve, lembre-se de que você e sua empresa ou a empresa para a qual trabalha, estão "associados", quem te vê, lembra da empresa e vice-versa.
Não fale mal dos outros pelo Twitter, principalmente não fale mal da empresa, lembre-se de que é muito fácil saber o que você "anda escrevendo", basta acessar seu link ou ser um dos seus seguidores.
Use a seu favor, divulgue seus trabalhos e notícias que tenham a ver com seu negócio.
Mas se por algum motivo, você não tiver algum assunto interessante para postar, faça um favor a si mesmo: não trabalhe contra você mesmo escrevendo algo que possa prejudicar a sua imagem profissional.

As formas de expressão no Twitter

#FF = Follow Friday: nas sextas-feiras acontece o Follow Friday, onde você indica perfis que você segue para os seus seguidores. Exemplo: #FF @cadklein @haubert @AutodeskU
RT = Retwitt: "retuitar" é a mesma coisa que "encaminhar um email", então se você acha a notícia interessante, você "retuita" ela para seus seguidores.
# = as hash tags são usadas para classificar uma notícia, por exemplo: se eu estou enviando uma mensagem sobre um tutorial de AutoCAD, eu coloco #AutoCAD no final da mensagem. Geralmente as hash tags são colocadas no final, mas há quem use colocar no começo ou no meio da mensagem. Não importa, desde que seja usada, facilita para filtrar mensagens de um determinado assunto. Inclusive eu uso esse recurso no TweetDeck pra criar grupos com mensagens que tenham #AutoCAD, assim eu tenho acesso a todos os twitts, mesmo de quem eu não sigo.
DM = Direct Message: ou seja: mensagem em pvt para alguém que você segue e que te segue também. É como você mandar um SMS para o celular de um amigo. Exemplo: DM @haubert Boa noite, está online agora no skype?
@ = esse símbolo é colocado sempre antes do nome do perfil para quem você deseja direcionar alguma mensagem aberta ou privada. Exemplo: @cadklein Luciana, quando você vai publicar um tutorial do #AutoCAD2012?
Se você não direcionar a mensagem para mim, e se eu não seguir o seu perfil, provavelmente eu não veja essa mensagem.
Orkut
Até algum tempo atrás o Orkut era usado mais como um canal para encontrar amigos, hoje as comunidades estão em alta e haja comunidade! Tem de tudo e para tudo!
Atenção se você procura emprego, algumas empresas fazem pesquisas sobre você em todos os canais de mídias sociais antes de decidir se contratam ou não.
Liberdade de Expressão: é delicado, você pode ter seus motivos, mas a empresa pode não entender da mesma forma, imagine a situação se você está inscrito em comunidades do tipo: "Eu odeio meu chefe", "Eu digo que estou doente pra ir ao jogo" e similares... Você ainda acha que terá chance no emprego depois que o RH da empresa, na qual você se candidatou ou até mesmo já trabalha, ver isso? Talvez aquela promoção escape das suas mãos e você ficará se perguntando: Por que? O que deu errado?
Facebook
É uma mistura de Orkut e Twitter, onde você pode mandar recados, colocar links, fotos, participar e criar comunidades. Existe uma ligação entre Twitter e Facebook, desta forma você pode escolher postar no Facebook os seus twits, isso facilita bastante a disseminação de notícias.

Aliás, já existe essa interação entre o Twitter e alguns outros canais, além do Facebook tem também o YouTube (e outros).

Existem vários canais de Mídias Sociais, os que estão "em alta" são o Twitter, Facebook, Linkedin, Orkut, entre outros.

Equipe CADKlein no Twitter:
No Facebook:
Ok, eu sei que dei MUITA ÊNFASE ao Twitter neste post, mas era esse mesmo o meu objetivo.
:)
Não para conseguir seguidores, mas para mostrar a vocês que o mundo se abre em possibilidades quando você entra no mundo do Twitter.
Hoje em dia, até ofertas de empregos são colocadas no Twitter.
Eu já vendo meus livros pelo Twitter!
Praticamente todas as notícias chegam ao Twitter em tempo real, do mundo todo.
Então, o que você está esperando?
:)

Nenhum comentário:

Loja Virtual CADKlein

Loja Virtual CADKlein
Livros, Cursos, Aplicativos

Eu sou Speaker no AU2011Virtual

Eu sou Speaker no AU2011Virtual
Lu Klein no AU Virtual 2011