terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Estudo de iluminação solar no ADT - Parte I

Criando um estudo de iluminação solar no Architectural Desktop

Aprenda a utilizar as ferramentas de animação do ADT/VIZ Render para criar um estudo de iluminação solar.

Arquiteto Antônio Fontenele

O VIZ Render é um software que acompanha o Autodesk Architectural Desktop, voltado para a produção de maquetes digitais foto-realísticas. Utilizando o VIZ Render, é possível criar um estudo de iluminação solar simulando o comportamento deste tipo de luz nas fachadas de uma edificação para avaliarmos o uso de componentes arquitetônicos para reduzir a iluminação em regiões quentes, ou ainda aumentar o vão de janelas quando for necessário aumentar a incidência solar dentro dos ambientes em regiões frias.

O primeiro passo é exportar um modelo 3D do ADT para o VIZ Render . Para tanto, no ADT , clique no menu File e em seguida clique no comando Link to Autodesk VIZ Render... O VIZ Render será aberto automaticamente. Se aparecer a janela File Link Settings, clique no botão OK para aceitar os valores padrões que estão adequadamente configurados para a importação do arquivo.

Figura 1 http://www.antoniofontenele.arq.br/adtsolar/figura01.jpg

O segundo passo é criar um sistema de iluminação solar específico para a latitude e longitude do local como vimos na terceira parte deste anexo e posicionar corretamente o norte (North Direction), de acordo com o levantamento topográfico do terreno.

Figura 2 http://www.antoniofontenele.arq.br/adtsolar/figura02.jpg

O Sistema de Luz Solar é um conjunto de objetos que adotam corretamente o movimento e o ângulo do Sol sobre a Terra em um determinado lugar. Você pode definir a localização, data, hora e a orientação da obra em relação ao norte. Você também pode fazer uma animação utilizando a data e a hora para fazer estudo de insolação e sombra.

Nenhum comentário:

Loja Virtual CADKlein

Loja Virtual CADKlein
Livros, Cursos, Aplicativos

Eu sou Speaker no AU2011Virtual

Eu sou Speaker no AU2011Virtual
Lu Klein no AU Virtual 2011